Todo o universo é feito de energia, o que diferencia cada coisa é a sua frequencia vibratória, e isso inclui nós seres humanos. Nosso corpo além de ser formado por energia, também possui campos energéticos chamados de chakras que em sânscrito significa “roda”.
O primeiro registro conhecido sobre os chakras tem data no século 2 a.c. e foi feito pelos Vedas em suas escrituras sagradas sobre o hinduismo. Outras religiões como o budismo também entendem os chakras como vortíces de energia que giram constantemente e eles regem nossa estabilidade física, mental, emocional e espiritual. Com o passar do tempo essa crença em energias e chakras se popularizou tanto que extrapolou o oriente até chegar em nossa cultura ocidental, tornando comum o assunto e de conhecimento universal.
Algumas passagens dos Vedas falam que existem 32 chakras mas existem outras que chegam a contar 88 mil vórtices de energias em nosso corpo. Mas os mais conhecidos e importantes são 7 e eles estão dispostos ao longo da nossa coluna vertebral, são organizados ao longo de uma hierarquia evolutiva das necessidades humanas, começando com o instinto de sobrevivência e evoluindo em direção à transformação espiritual.
São eles:
1 – Muladhara Chakra ou Chakra Básico – Eu Sou
2 – SwadhistHana Chakra ou Chakra Umbilical – Eu sinto
3 – Manipura Chakra ou Chakra Plexo Solar – Eu Faço
4 – Anahata Chakra ou Chakra Cardiaco – Eu Amo
5 – Vishuddha Chakra ou Chakra Laríngeo – Eu Falo
6 – Ajna Chakra ou Chakra Frontal – Eu Vejo
7 – Sahasrara Chakra ou Chakra Coronário – Eu compreendo.
Como funcionam os chakras?
Os chakras funcionam como uma antena, capitando ou emitindo energias. E essas energias que captamos podem influenciar diretamente em nossos campos físico, mental, emocional e espiritual. Por isso muito se fala em “equilibrar os chakras”, pois é a partir desse tratamento de energias dos chakras que podemos equilibrar nosso ser e consequentemente ter uma qualidade de vida melhor.
Quando entendemos os chakras e que estamos sempre emanando ou absorvendo energias de lugares, pessoas e situações é que compreendemos a importância de cultivar boas vibrações e manter por perto quem vibra em uma sintonia positiva.
O desequilibrio energético de determinado chakra pode afetar o corpo físico, fazendo com que os orgãos próximos dele adoençam. Por isso a importância de estar atento aos cuidados físicos mas também energéticos do nosso corpo.
Para evitar problemas físicos, recomenda-se que sempre que possível tome os devidos cuidados para manter os chakras em equilibrio. A meditação é o caminho mais fácil e simples para esses cuidados, mas tecnicas como a radiestesia também podem tratar dos chakras trazendo novamente equilibrio a eles.
1 comment