Ontem ao finalizar mais um atendimento com as cartas ciganas essa frase me veio forte e incisiva na minha mente: O ambiente que te adoeceu não pode te curar. Não sei ao certo a quem pertence essa frase, mas o que sei é que ela está completamente correta.
Ao repetir essa frase para a minha consulente parecia que eu dizia ela a mim mesma, me fez lembrar de diversas situações em que o ambiente familiar e suas relações foram tóxicas, agressivas e frustrantes. Por muito tempo coloquei nos familiares a pressão de serem perfeitos, de agirem conforme um manual social básico de como serem amáveis. Mas algo que descobri um tempo depois é que esse manual não existe e que não temos o poder de mudar ninguém. Cada um é exatamente aquilo que pode ser, com seus traumas, medos e angustias. E cabe a nós definir o que estamos dispostos a aceitar dessas pessoas.
Um ambiente familiar tóxico é aquele em que o comportamento de um ou mais membros da família traz sofrimento. Este ambiente nos adoece, sem perceber, por medo ou sentimento de culpa acabamos aceitando o inaceitável, e continuamos vivendo com pessoas que não nos fazem bem, porque afinal é a “família!”. Assim vamos definhando, perdendo a cor e o brilho para viver em função da aprovação alheia, deixamos de lado nossa saúde mental em prol de sermos bons filhos, bons irmãos, etc.
Mas até quando vale a pena viver neste ambiente? até quando vale a pena aguentar o que te machuca? até quando vale a pena aceitar a dor? até quando vale a pena continuar fingindo que está tudo bem?
Há momentos na vida em que precisamos ir em busca da nossa cura. Ela só acontece quando nos distanciamos, quando colocamos limites e tomamos coragem para fortalecer nossa autoconfiança longe de quem, mesmo tendo o mesmo sangue, nos faz mal. A cura exige respiro, a cura exige afastamento, a cura é sobre nos colocar como prioridade em nossas vidas.
Antes de ser bom com o próximo, precisamos aprender a ser bons com nós mesmos para que tenhamos a oportunidade de construir uma história mais saudável e um ambiente mais seguro para os que virão depois de nós.