Uma vez me perguntaram se eu tinha medo de morrer, na hora, sem pensar muito respondi que não, mas que eu tinha muito mais medo de perder quem eu amo. E esse ano, pela primeira vez uma pessoa muito próxima e querida desencarnou e foi aí que entendi meu medo de perder pessoas amadas, é porque dói! A dor do luto dói profundamente, de uma forma diferente, uma dor emocional, uma dor sem controle, uma dor que escorre em lágrimas e que mora em pensamentos.
O fato de conhecer e compreender a espiritualidade não faz com que eu sinta menos a dor do luto, até achei que seria assim mas me enganei. O fato de crer na vida após a morte não me tornou imune ao sofrimento de ver uma pessoa querida desencarnar, mas me conforta por saber que um dia poderei reencontra-la e que sempre estaremos em contato mas apenas em dimensões diferentes.
Como lidar melhor com o luto?
Cada pessoa lida com esse momento de uma forma, mas se puder dizer o que me ajudou neste momento seria:
A primeira coisa e o mais importante é respeitar os seus sentimentos. Sinta o que tiver para sentir, não tente suprimir suas lágrimas, não tente demonstrar força nesse momento de fragilidade. Você é humano e saber lidar com emoções como a tristeza, dando espaço para ela se manifestar é extremamente importante.
Evite se revoltar, sentimentos de raiva e culpa não irão fazer bem nem para você e muito menos para a pessoa querida que acabou de fazer o desencarne. Acredite que NADA acontece por acaso, todos somos amparados após o desencarne e seremos encaminhados para onde for da nossa necessidade e merecimento.
Se crê na vida após a morte, busque se informar sobre o momento do desencarne e estudar sobre a espiritualidade, isso ajuda muito a gente a compreender o processo, nos traz conforto, acalma o coração. Aqui neste vídeo, você pode ver relatos sobre o tema.
Faça preces para a pessoa que desencarnou, lembre-se que mesmo após a morte você ainda está conectada com essa pessoa. Preces são como pequenas mensagens que você envia para seu ente querido, tente enviar sentimentos de amor, com boas memórias e carinho.
Volte a sua rotina! Isso é muito importante e me ajudou muito. A mente vazia pensa demais em coisas que não deve, por isso voltar para a rotina de trabalho e afazeres é muito importante. Mas se um dia ou outro ainda não se sentir bem, sem problemas, lembre-se de respeitar seus sentimentos.
Não tenha pressa de ver o luto ir embora, cada pessoa lida de uma forma com a despedida do desencarne, mas esta é a única coisa da qual temos certeza neste momento, todos iremos partir, afinal, somos um espirito apenas vivendo uma experiência na carne. Não somos o nosso corpo, apenas estamos nele.
O tema morte ainda é um tabu para muitas famílias, mas quanto mais ele puder ser naturalizado, mais fácil será para quem fica e para quem vai. E a fé na espiritualidade com certeza será uma grande aliada neste momento.